Teresina - PI

Min 24ºMax 37º

20 de novembro de 2018

Currais

Currais

Valdemar Oliveira Notícias de Currais e Região

[email protected]

(89) 98102-4448

Postada em 03/12/2017 ás 17h22 - atualizada em 03/12/2017 ás 19h23
CURRAIS-PI. O Professor e Cientista Político Wagno Sotero Destaca as Belezas e o Potêncial do Município de Currais Piaui
Wagno conta como conheceu o Município e mostra onde pode se destacar principais pontos Turísticos e económico em Currais

Publicada por: Valdemar Oliveira

Fonte: Wagno Sotero

CURRAIS-PI. O Professor e Cientista Político Wagno Sotero Destaca as Belezas e o Potêncial do Município de Currais Piaui

Valdemar Oliveira

 

Em 15 de Maio de 2015, sob o convite de Valdemar Oliveira, fui ao município de Currais. Ministrei uma palestra com o tema Pensar uma Cidade, na Câmara Municipal de Currais.  Que foi bem recebida por várias lideranças comunitárias e alguns vereadores.  À noite, o Valdemar e eu fomos à localidade de Parabatins, em Currais. Valdemar me mostrou a o quanto o povo curralense é festivo e gosta de forró.

 

No dia seguinte,Valdemar me apresentou as inúmeras belezas naturais curralenses e fiquei impressionado! Retornamos à localidade de Parabatins e escutei histórias do ex-vereador Zé Mira sobre a flora e fauna e a nascente de água da localidade Bacabinha.

 

Nessa pequena aventura, descobri como são grandes os potenciais turísticos da cidade. Uma pena que ainda são pouco aproveitados. Esse prazer só tem os próprios curralenses e os habitantes de municípios vizinhos. Notei que o município de Currais possui rochas que indicam grande probabilidade de que ali já foi mar há muito tempo atrás.

 

Isto quer dizer que em Currais podem existir várias riquezas arqueológicas como restos de animais pré-históricos e plantas petrificadas durante milhões de anos.  Considerei essa hipótese, pois Currais fica na mesma região do Parque Nacional da Serra das Confusões. Acredito ser necessários estudos para levantamento arqueológico.

 

Também notei que as rochas formam grandes paredões propícios ao rapel, pára-quedismo e ao vôo livre. E sem contar as várias trilhas ideais para caminhada, ciclismo e cavalgadas. Somados as atuais riquezas naturais, creio eu, que Currais poderia ser um local perfeito de férias e lazer. A cidade é um nicho para hotel fazendas. E percebam que nem mencionei a riqueza cultural da cidade como quadrilhas juninas, bandas de forró e a culinária.

 

Na área de pesquisa científica, Currais poderia ser um pólo de pesquisa arqueológica, pesquisa da flora e da fauna e também para a Astronomia, pois a noite o céu é ótimo para observação astronômica. Isto por que a região está distante de grandes centros urbanos. Um observatório no município seria prato cheio aos amantes e pesquisadores da Astronomia.

 

Currais é um dragão adormecido no turismo. A meu ver, Currais precisaria de um programa permanente que durante várias gestões seria implantado a infra-estrutura básica necessária. Pois o turismo exige pelo menos rodoviária e vias principais asfaltadas para poder fazer parte do guia turístico do Ministério do Turismo. Faz-se urgente a conclusão e o funcionamento do aeroporto internacional do município de São Raimundo Nonato. Com aquele aeroporto, toda a região do extremo sul do estado, poderá mostrar seu potencial turístico ao Brasil e ao mundo.

 

Sabemos que o município de Currais ainda não possui a infra-estrutura necessária, pois é um caçulinha dentre os municípios piauienses. Foi emancipado na década de 90, nos tempos do governo Mão Santa. Porém, percebi esse enorme potencial. Currais é um dos municípios do agronegócio e tem se destacado nesse importante setor econômico do estado do Piauí. Poderia também se destacar no turismo. Por isso acredito que esse município possa crescer e se desenvolver.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium