Teresina - PI

Min 24ºMax 37º

20 de novembro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 26/01/2018 ás 04h35
Saúde vai adquirir kits para diagnóstico de hanseníase
Os kits serão entregues às equipes Estratégia Saúde da Família.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Saúde/PI

Saúde vai adquirir kits para diagnóstico de hanseníase

Saúde vai adquirir kits para diagnóstico de hanseníase

Em mais uma estratégia para combater a hanseníase, a Secretaria de Estado da Saúde inicia processo licitatório para aquisição de kits de estesiômetro para identificação e diagnóstico da doença. Os kits serão entregues às equipes Estratégia Saúde da Família. A autorização do edital foi feita pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, hoje, 25, durante o I Workshop Estadual da Hanseníase.

“A aquisição dos kits para avaliação neural, que serão disponibilizados às equipes Estratégia Saúde da Família será fundamental para o um diagnóstico preciso. A Atenção Básica terá mais um instrumento para a avaliação neural, o que vai ser um diferencial para o tratamento do paciente com hanseníase”, afirma Florentino.

Além da aquisição dos kits, o secretário autorizou a reforma do Hospital Colônia de Carpina, em Parnaíba, atendendo a reivindicação do Movimento Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase(MORHAN). 

Outra ação estratégica é a capacitação de profissionais que atuam nos municípios, para o diagnóstico precoce e o imediato encaminhamento para a rede de atendimento, cujo tratamento é gratuito e feito nos 224 municípios. Aqueles casos de maior complexidade são encaminhados para clínicas de referência, como o Hospital Getúlio Vargas(HGV), em Teresina.

Mutirão de Hanseníase

Neste sábado, 27, a Clínica Dermatológica do Hospital Getúlio Vargas(HGV), numa atividade da Secretaria de Estado da Saúde, e em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realiza o mutirão para identificar possíveis casos  de hanseníase e alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce.

Para participar do mutirão, que acontece das 8h às 12h, a pessoa precisa apresentar a carteira de identidade (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é importante não esquecer o Código de Endereçamento Postal (CEP) da rua/avenida em que mora, para o preenchimento da ficha de participação.

A Clínica Dermatológica do HGV fica na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, Centro-Sul, em frente ao Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP).

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium