Landri Sales

Landri Sales

Gustavo Rodrigues Notícias de Landri Sales e Regiões

[email protected]

89 994201739

Postada em 06/02/2018 ás 12h28 - atualizada em 06/02/2018 ás 12h42
Falha impede que mais de 150 mil candidatos do Encceja verifiquem notas
Problema será resolvido até meia-noite desta 3ª feira (6), diz Inep. Exame é realizado para quem busca diploma do ensino médio.

Publicada por: Gustavo Rodrigues

Fonte: G1

Falha impede que mais de 150 mil candidatos do Encceja verifiquem notas

Encceja 2017

Após a divulgação dos resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) na última 2ª feira (5), candidatos relatam nas redes sociais que não conseguem visualizar o boletim completo das notas da prova. O problema ocorreu devido a falhas técnicas do sistema e será resolvido até a meia-noite desta 3ª feira (6), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Foram 156.505 pessoas afetadas.

Para alguns participantes, o site do Encceja disponibiliza apenas a nota da redação - e não das outras quatro partes do exame (linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática). Consequentemente, esses candidatos não conseguem saber se atingiram as notas mínimas exigidas para conseguir o diploma do ensino médio.

“O Inep identificou inconsistências no sistema que inviabilizaram a divulgação das notas das provas objetivas dos participantes de dez estados: Amazonas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Tocantins.

Para esse grupo de participantes, apenas a nota da redação foi disponibilizada. A divulgação completa dos resultados será normalizada até o final desta terça-feira, 6 de fevereiro. Aguarde!

A divulgação dos resultados do Encceja 2017 para quem busca a certificação do Ensino Fundamental está prevista para março de 2018. Apenas as notas do Ensino Médio foram antecipadas”. Diz a nota oficial do Inep.

Veja a seguir um exemplo em que ocorreu a falha:

O correto seria aparecer a seguinte tela, com todas as notas da prova objetiva:

O que é o exame

O exame pode dar o certificado de conclusão do ensino médio para os candidatos que não se formaram na idade correta. Aqueles que prestaram a prova para obter o documento referente ao ensino fundamental só poderão ver os resultados a partir de 30 de março, de acordo com o Inep. As pessoas privadas de liberdade e as residentes no exterior também saberão se passaram na prova apenas no mês que vem.

Serão aprovados aqueles que atingirem a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento da prova e na redação. Eles deverão solicitar a certificação junto às Secretarias Estaduais de Educação ou aos Institutos Federais de Ciência e Tecnologia.

Caso o candidato só tenha cumprido a pontuação em matemática, por exemplo, ele pode solicitar a declaração parcial de proficiência - para que, no ano seguinte, não precise fazer a prova dessa disciplina novamente.

Número de candidatos

O Encceja Nacional foi aplicado em 19 de novembro em 564 municípios. Dos 1.575.561 inscritos, 1.272.279 (81%) buscavam a certificação do Ensino Médio.

O índice de abstenção foi de 59,7%, segundo o Inep.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2020 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium