Teresina - PI

Min 22ºMax 30º

12 de dezembro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 18/04/2018 ás 00h49 - atualizada em 18/04/2018 ás 01h49
Há 70 anos era criada a paróquia de Cocal.
Fundação da Igreja Católica Cristã em Cocal.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Evaldo Neres

Há 70 anos era criada a paróquia de Cocal.

Igreja Matriz de Cocal-Piauí

A religiosidade do povo cocalense sempre teve um papel preponderante na historiografia da região.

Os seus festejos, festas religiosas que comemoram a data de aniversário da padroeira do lugar, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, sempre foram consideradas uma das maiores da região fazendo com que milhares de pessoas visitem a cidade de Cocal para participarem desta importante tradição cultural do lugar.

A história nos remete para início do século XX, época em que os moradores do pequeno povoado Cocal não possuindo uma capela, tinham as celebrações eucarísticas realizadas debaixo de uma grande figueira que comportava muitas pessoas. Após vários pedidos dos fiéis, principalmente por parte das mulheres, é que alguns homens resolveram construir uma pequena palhoça de pau a pique, coberta com palha de carnaúba, onde eram feitas as orações e rezados os terços dedicados à fé cristã. As mesmas eram acompanhadas por algumas mulheres que acendiam, no interior da capela, velas feitas com fio e cera de abelha. No centro da pequena capela era depositado um quadro com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de propriedade da professora Eponina Bezerra, a qual era devota da Santa.A pequena capela passou logo a ser visitada por padres pertencentes à paróquia de Buriti dos Lopes, onde eram realizados casamentos, batizados, confissões, etc.Somente no dia 18 de abril de 1948, o bispo de Parnaíba D. Felipe Condurú Pacheco cria a paróquia em Cocal, tendo como padroeira Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, e nomeia o primeiro administrador, o Frei Anastácio Maria de Porteira que permaneceria neste cargo por dois anos. (Por Professor João Passos)

Atualmente, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conta com Padre Roberto Francelino (pároco), Padre Cícero (vigário), Irmãs Josefinas (religiosas); movimentos e pastorais diversas, formados por leigos da comunidade, que realizam a evangelização cristã.

70 anos de fundação da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Data - 18/04/2018

Local - igreja Matriz

5h30min. - Alvorada;

Às 6h30min. - abertura com o hasteamento das bandeiras, seguida de café da manhã partilhado;

Às  18h - chegada das caravanas da comunidades da zona rural;.

Às 18h30min – Missa;

Após a celebração, acontecerá uma atividade social, na qual será cortado o bolo da data festiva.

Edição: Evaldo Neres.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium