Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

evaldococal@gmail.com

(86) 99919-1492

Postada em 25/06/2018 ás 10h43
Pecnordeste homenageia Júlio César com a medalha do mérito rural Prisco Bezerra
A cerimônia de entrega será realizada dia 05 de julho de 2018.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Ascom/deputado Júlio César

Pecnordeste homenageia Júlio César com a medalha do mérito rural Prisco Bezerra

Pecnordeste homenageia Júlio César com a medalha do mérito rural Prisco Bezerra

O deputado federal Júlio César e presidente licenciado da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI) será umas das personalidades homenageadas durante o XXII  Seminário Nordestino de Pecuária (PECNORDESTE), com a Medalha do Mérito Rural Professor Prisco Bezerra.

A cerimônia de entrega será realizada dia 05 de julho de 2018, às 9h, durante a abertura do evento, no Centro de Eventos do Ceará. O PECNORDESTE é  uma  promoção do Sistema FAEC/SENAR/CNA e SEBRAE-CE. 

Júlio César foi escolhido na categoria Política e/ou Administração Pública pelo seu  relevante trabalho em prol do produtor rural. O parlamentar foi um dos  maiores  batalhadores pela aprovação da lei de renegociação das dívidas rurais.

Quem foi Prisco Bezerra 

O professor Prisco Bezerra que  dá nome a Medalha instituída pela FAEC,  ganhou  este ano homenagem póstuma do Conselho Universitário da UFC por seu centenário de nascimento. Foi  docente e pesquisador pioneiro da Instituição. 

A  sua história  se confunde com a trajetória e desenvolvimento da própria UFC. Graduado como engenheiro agrônomo em 1935 pela então Escola de agronomia  foi  professor assistente de Botânica Agrícola, liderou, em 1950, o processo de federalização da Escola. Por mais de 20 anos, foi diretor da Escola de Agronomia, atual Centro de Ciências Agrárias. Nesse período, foram criados os Institutos de Tecnologia Rural e de Zootecnia, a Fazenda Experimental do Vale do Curu e a Estação de Biologia Marinha, hoje Instituto de Ciências do Mar (Labomar). 

Na UFC, foi também o primeiro Presidente da Comissão Central de Pesquisa , e exerceu o cargo de Pró-Reitor de Planejamento e Finanças.Como pesquisador, o Prof. Prisco Bezerra foi responsável pela criação do Herbário da UFC, que hoje leva o seu nome. É extensa a sua produção cultural e científica – seus livros, ensaios e teses acadêmicas foram publicados em revistas nacionais e internacionais, destacando-se os livros que escreveu em parceria com o Prof. Afrânio Gomes Fernandes, Taxionomia Vegetal e Botânica Sistemática e Fitogeografia. 

A partir de 1975, passou a ocupar o cargo de professor titular do Departamento de Biologia do Centro de Ciências, acumulando com o cargo de professor titular de Sistemática Vegetal. Prisco Bezerra recebeu o título de Professor Emérito da UFC em 1984. 

O Prof. Prisco Bezerra nasceu no dia 24 de novembro de 1913, em Lavras da Mangabeira, e faleceu no dia 9 de janeiro de 1985, em Fortaleza. Seu  filho, Roberto Cláudio Bezerra foi mais tarde Reitor da UFC, e seu neto, Roberto CLaudio, médico ,  é o atual prefeito de Fortaleza.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium