Teresina - PI

Min 21ºMax 34º

17 de julho de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 06/07/2018 ás 10h24 - atualizada em 11/07/2018 ás 10h42
1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Cocal dos Alves
Cerca de 400 inscritos participaram do 1º Fórum do Selo Unicef realizado no município.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Ascom/Cocal dos Alves

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Cocal dos Alves

1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF é realizado em Cocal dos Alves

O 1º Fórum Comunitário – Edição 2017/2020, A articuladora do selo iniciou as atividades destacando os objetivos do Selo UNICEF, para melhor compreensão dos presentes e apresentou as ações já realizadas pela Comissão Intersetorial. O Vice-Prefeito Chagas Moco esteve representando o prefeito Osmar Viera, que participou de toda programação juntamente com secretários e presidente da Câmara ,Brandão do Doca, Vereadores Raimundo zezin, Mariano Natório, e Lindomar Brandão, em fala o vice prefeito ressaltou a importância da participação de todos na construção de políticas públicas que contemplem crianças e adolescentes.

O NUCA composto por 33 adolescentes, fez uma bonita apresentação que, além de enriquecer o evento, encantou a todos pela ordem e disciplina dos participantes.

A articuladora do Selo Unicef, Aurilene Vieira, apresentou a metodologia do 1º Fórum Comunitário, reforçou sobre os objetivos do selo, expondo quais as ações devem ser realizadas  pelo município, enfocando que esta é mais ação estratégica de participação social obrigatória que trará resultados positivos ao município, ao serem apresentadas propostas construídas em equipe com a participação dos adolescentes.

O mobilizadora de adolescentes, Clara Veras, destacou o papel dos jovens neste processo. “A participação dos jovens é importante, para que eles possam ter ‘voz’ e discutir os direitos na sociedade, principalmente este ano, que temos eleições”, disse

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Lucinelia Maria do Vale Brito, apresentou diagnóstico em razão das desigualdades e a situação atual do município. De acordo a presidente, várias ações bem relevantes já foram desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esporte e lazer, demonstrando resultados alcançados com os eventos promovidos no município com a participação de crianças e adolescentes” Participaram em massa alunos da rede municipal e pais que acompanharam as palestras e apresentações até o termino

Os 11 grupos de trabalho do 1º Fórum Comunitário contou com o acompanhamento e orientação da Comissão Intersetorial e facilitadores que, após apresentação dos objetivos da cada grupo e discussão, surgiram as propostas à serem levadas a plenária para aprovação.

O Selo UNICEF Município aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contribui para que o Brasil alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) relacionados à população de até 17 anos, reduza as disparidades regionais e avance na universalização dos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com a ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

O Unicef incentiva e apoia gestores municipais, sociedade civil e empresas para que executem ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, com o objetivo de melhorar as condições de vida da criança e adolescente. Monitora e avalia a o desempenho dos municípios nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social. Eles são agrupados de acordo com os seus indicadores econômicos e sociais e são avaliados no âmbito de seu estado.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium