Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 01/08/2018 ás 10h52 - atualizada em 01/08/2018 ás 18h49
Médico indica os principais sinais do câncer de cabeça e pescoço
O mês de julho foi marcado pelo movimento mundial Julho Verde.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: AI Comunicações

Médico indica os principais sinais do câncer de cabeça e pescoço

Médico indica os principais sinais do câncer de cabeça e pescoço/Imagem: CBN - Goiânia:

O último mês foi marcado pelo movimento mundial Julho Verde, que foi criado com o intuito de orientar sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dos tipos de câncer que se encaixam nas modalidades de tumores de cabeça e pescoço, como por exemplo o de boca e de laringe. Estatísticas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) sinalizam que no Brasil, o câncer de boca, laringe e demais regiões é o segundo mais frequente entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de próstata.

Diante disso e da importância de se ter um diagnóstico precoce, o cirurgião de cabeça e pescoço do Hapvida, Lúcio Noleto, sinaliza quais os principais sinais do problema. "Alguns sinais de alerta podem ser observados. O surgimento de ferimentos, úlceras ou sangramento na boca, dificuldade para engolir ou perda de peso, rouquidão por tempo superior a 60 dias e nódulos no pescoço devem ser avaliados pelo médico", orienta.

O médico indica que o diagnóstico correto requer atenção às queixas e relatos do paciente, minucioso exame físico presencial e, por vezes, indicação de biópsia para investigação e definição diagnóstica.

Lúcio Noleto destaca que homens e mulheres acima de 50 anos têm maior incidência de câncer de cabeça e pescoço. No que se refere às chances de cura, o médico do Hapvida reitera a necessidade de se identificar a doença em estágio inicial. "As chances

de cura e qualidade de vida estão associadas ao estágio de evolução da doença, assim, quanto mais cedo forem avaliados os sintomas, mais precoce for definido o diagnóstico e início de tratamento, bem mais animadora será a perspectiva de cura", finaliza.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2020 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium