Teresina - PI

Min 23ºMax 35º

18 de outubro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 06/09/2018 ás 21h49 - atualizada em 06/09/2018 ás 21h56
CRP-21ª região integrará ações em alusão ao Setembro Amarelo
O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) tem como principal meta contribuir com a conscientização da população sobre o suicídio e suas formas de prevenção.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: AI Comunicações

CRP-21ª região integrará ações em alusão ao Setembro Amarelo

CRP-21ª região integrará ações em alusão ao Setembro Amarelo

O Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro) integra a campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa mundial que tem como principal meta contribuir com a conscientização da população sobre o suicídio e suas formas de prevenção. Informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio é a causa de uma morte a cada 40 segundos no mundo. O Brasil aparece na oitava posição entre os países com maior número de casos, de acordo com ranking divulgado em 2014 pela OMS.

Segundo estimativas da organização, 90% dos suicídios poderiam ter sido evitados. Assim, para auxiliar as pessoas que sofrem com pensamentos do tipo, uma série de medidas podem ser tomadas neste sentido, como tratamentos psicológicos, a difusão de informações sobre sinais de risco do suicídio e o fortalecimento de redes de atendimento. Pensando na importância de difundir as formas de prevenção, o Conselho Regional de Psicologia da 21ª região - Piauí participará de uma série de ações em alusão ao setembro amarelo durante todo o mês, a entidade está atendendo a todas as solicitações oficiais que chegam à Comissão de Tanatologia para a difusão da orientação e do diálogo em diversos órgãos e espaços públicos.

Além disso, a Comissão de Tanatologia do Conselho Regional de Psicologia da 21ª região está disponibilizando um material informativo para a população em geral, para profissionais de saúde e educação, que pode ser utilizado para atividades educativas, disponibilizando informações claras sobre a prevenção ao suicídio, destacando que esse processo deve ser uma prática diária, como sintetiza a psicóloga e Instituto de Psicologia da USP, Karina Okajima Fukumitsu.

Em recente artigo no Jornal da USP, Fukumitsu destacou que "prevenção aos suicídios é prática que deve acontecer todos os dias e não somente em um mês, sobretudo por ressaltar a importância de manter a esperança de que é possível acolher o sofrimento humano. É, portanto, prática a ser inserida no dia a dia, ofertando esperança, amor e acompanhamento tête-à-tête na oferta de espaços de hospitalidade que favorecerão novas moradas existenciais".

O trabalho de Karina Okajima Fukumitsu, que concederá palestra em Teresina no próximo dia 23 de novembro, sintetiza perfeitamente o desenvolvimento das ações elencadas pela Comissão de Tanatologia do CRP-21ª região, que apontam para a importância de se trabalhar a prevenção do suicídio todo ano, a cada dia.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium