Teresina - PI

Min 23ºMax 32º

17 de outubro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 27/09/2018 ás 23h28
SENAR-PI é pioneiro em Assistência Técnica com foco em gestão
O incentivo à assistência com foco em gestão é um trabalho pioneiro no Estado do Piauí.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Fonte: Ascom FAEPI e SENAR-PI (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)

SENAR-PI é pioneiro em Assistência Técnica com foco em gestão

SENAR-PI é pioneiro em Assistência Técnica com foco em gestão

Atender o produtor rural, melhorar os índices de sua atividade e orientá-lo quanto a tomada de decisões são os objetivos da Assistência Técnica Gerencial (ATeG) promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-PI. O incentivo à assistência com foco em gestão é um trabalho pioneiro no Estado do Piauí.

O superintendente do SENAR – PI, Paulo Emílio do Rêgo Monteiro, salienta que é um trabalho diferenciado, onde serão realizadas análises do custo de produção.  Por meio da capacitação,  o produtor aprenderá a visualizar sua propriedade por números e dessa forma tomará decisões mais confiáveis.

“Nosso trabalho busca o aperfeiçoamento das técnicas relativas ao cultivo, criação, produção voltado para a gestão de negócios. O produtor avaliará o custo da produção, comercialização e o mercado, pois a intensão não é somente produzir, mas também o lucro e a possibilidade de se manter na atividade com recursos para obter as melhorias necessárias”, explica.

A realização do trabalho contará com o apoio dos Sindicatos Rurais que estarão engajados nas mobilizações. Entre o público prioritário estão os produtores que pagam contribuição sindical e os que estão inclusos no programa de Assistência Técnica do SENAR.

“Iremos trabalhar diretamente com os presidentes de sindicatos que estarão envolvidos com as mobilizações. O público prioritário é aquele ligado ao sindicato, que paga contribuição,  arrecada para o SENAR e os que estão dentro do nosso programa de assistência técnica”, destaca o superintendente.

O acompanhamento será feito por técnicos, de forma sistemática, com visitas mensais. Inicialmente será feito um diagnóstico da propriedade junto com o produtor:  escritura contábil, patrimônio, investimentos e durante dois anos haverá o acompanhamento, focando uma atividade prioritária.

O Sistema FAEPI/SENAR – PI incentiva o desenvolvimento das atividades do setor e acredita que por meio da ATeG o futuro da agropecuária no Estado será ainda mais promissor. “No aspecto de assistência técnica o nosso estado está à margem e no  gerencial somos pioneiros. É importante destacar as potencialidades do setor.  As mudanças serão gradativas, uma evolução que levará  o produtor a ter interesse de absorver essas novas técnicas”.

Na medida que as atividades de assistência e gerenciamento forem sendo desenvolvidas, havendo necessidade, serão também integradas as capacitações de Formação Profissional Rural (FPR) e  Promoção Social (PS).

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium