Teresina - PI

Min 23ºMax 32º

17 de outubro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 28/09/2018 ás 04h05 - atualizada em 28/09/2018 ás 23h05
Prefeito Rubens Vieira inaugura escola em Jabuti
Na tarde dessa quinta-feira (27) a localidade Jabuti (zona rural) recebeu novo prédio escolar.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Portal Estado Piauí

Prefeito Rubens Vieira inaugura escola em Jabuti

Prefeito Rubens Vieira inaugura escola em Jabuti

Localizada no Município de Cocal (Norte do Piauí), na região de Campestre (zona rural), próximo ao limite com o estado do Ceará, Jabuti foi agraciada com a entrega de mais uma estrutura pronta: o Grupo Escolar Dirceu Mendes Arcoverde.

Os moradores daquele lugar, há muito esperavam pela reforma de um prédio antigo, construído há 40 anos, onde, segundo uma professora do lugar, aconteciam as aulas em um espaço muito ruim. “Eu dava aulas mas, junto aos alunos, tinha medo do teto da sala desabar. Ficávamos olhando para as telhas,  apreensivos, imaginando o desastre que seria se caíssem sobre nós.”

João Carlos, aluno da quarta série, expressou que “A escola era desprezada. Não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque o telhado estava pra cair no chão. Nossas professoras nos ensinavam, escrevendo no quadro e olhando o telhado, pois, a qualquer momento as telhas podiam cair, pois, o perigo estava ali.” E agradeceu ao prefeito dizendo: “O Senhor muito nos orgulha nos dando esse lindo colégio. Só temos a lhe agradecer e nossa auto estima volta a crescer.”

Rubens Vieira, o prefeito de Cocal, explicou que foram gastos cerca de R$200.000,00 (duzentos mil reais) na construção do prédio da nova escola. “Todo o investimento foi produto de recursos próprios da Prefeitura de Cocal. É uma ação que beneficia, não só os que moram em Jabuti mas, também as comunidades circunvinhas”, afirmou o prefeito.

Estavam presentes na solenidade de entrega da escola, o vice prefeito Nonatinho da Birindibinha; as secretárias da Educação, Assistência Social e Saúde, Raimundinha Albuquerque, Deuzenir Portela, e Eliane Cardoso, respectivamente; integrantes do Legislativo; Elvis Veras, secretário agrícola da FETAG-PI, representando o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e líderes de comunidades próximas a Jabuti.

Curiosidade

Imagem: Ninha Bio

O nome dado à localidade, vem de Jabuti ou jaboti (do tupi iawotí) que é a designação vulgar, utilizada no Brasil, para duas espécies de répteis providos de carapaça, exclusivamente terrestres, nativos da América do Sul, do gênero Chelonoidis, da ordem dos quelônios, da família dos testudinídeos. A fêmea dos jabutis é chamada jabota.

Fotos e edição: Evaldo Neres

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium