Teresina - PI

Min 23ºMax 32º

17 de outubro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 01/10/2018 ás 13h30 - atualizada em 01/10/2018 ás 13h39
”A Mensagem do Salmo” é encenada na Academia Piauiense de Letras e integra todos os públicos
A encenação aconteceu no último sábado (29) na Academia Piauiense de Letras.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: AI Comunicações

”A Mensagem do Salmo” é encenada na Academia Piauiense de Letras e integra todos os públicos

”A Mensagem do Salmo” é encenada na Academia Piauiense de Letras e integra todos os públicos

A Academia Piauiense de Letras foi palco no último sábado, 29 de setembro, da peça 'A Mensagem do Salmo', de Júlio Romão, encenada pelo grupo Aspetúnias. O espetáculo recebeu um público das mais diversas idades e integrou todos em uma mensagem de paz e amor. A encenação marca o lançamento do livro Teatro, em que Júlio Romão apresenta as peças “A Mensagem do Salmo” e “José, o Vidente”. O livro integra a Coleção Centenário, que comemora os 100 anos da instituição.

"A Mensagem do Salmo, do acadêmico Júlio Romão, foi ganhadora do prêmio Cláudio Sousa da Academia Brasileira de Letras na década de 60 no século passado, e esse livro traz essas duas peças: Mensagem do Salmo e José, o Vidente, que também é uma peça religiosa", indicou o presidente da Academia, Nelson Nery Costa.

A peça "A Mensagem do Salmo" é uma saga dramática do Cristianismo, que integra a obra do chamado Ciclo Bíblico e foi base de roteiro para um filme mexicano. Ela foi publicada e encenada pela primeira vez em 1967, no Rio de Janeiro, num cenário de crise política e de golpe militar. Na obra, Júlio Romão recria os evangelhos bíblicos de Mateus, Marcos, Lucas e João que, através de parábolas contam a saga do Cristianismo e a de Jesus Cristo. A peça é escrita em verso e prosa e composta de apenas um único ato. "É uma experiência muito bonita, é um espetáculo muito sensível e é muito bom a gente ter tido experiência aqui na academia de ver um texto escrito ganhar vida, todos que tiveram a oportunidade de acompanhar se sentiram tocados, a apresentação conseguiu dar uma maturidade e a dona Zélia (Romão) que é viúva do Júlio Romão atestou que quando assistiu essa peça no Rio de Janeiro foi com o mesmo tom e produção da apresentada aqui", indicou Nelson Nery Costa.

A diretora da peça, Marina Marques, sintetizou que o espetáculo não está ligado a uma religião em específico, tendo como principal objetivo a transmissão de mensagens positivas, que congreguem a todos numa só emoção. " A Mensagem do Salmo é uma peça que foi preparada, concebida para não se ligar a nenhum tipo de religião, nossa mensagem é sobretudo mensagem de amor e nós tentamos atingir todos os corações. Essa dramaturgia em si foi um desafio, pois tivemos que preparar o ator, ele estava muito preso às normas, regras, então a gente tinha que elevar a espiritualidade para apresentar essa peça", complementou.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium