Teresina - PI

Min 23ºMax 38º

18 de novembro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 03/11/2018 ás 08h50 - atualizada em 03/11/2018 ás 09h28
Cocal promove o I Festival do Caju
O movimento foi realizado pela Prefeitura de Cocal, através da Sala do Empreendedor e contou com o apoio do SEBRAE, STR e FrutaMel.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Cocal promove o I Festival do Caju

Cocal promove o I Festival do Caju em Cocal-PI

Realizado pela Prefeitura de Cocal, nessa quinta-feira (01/11), no Complexo de Lazer e Cultura, o I Festival do Caju ofereceu oportunidade  para os pequenos e micro empreendedores do município  exporem seus produtos como caju (a fruta), doce em calda, doce em pasta, cajuzinho cristalizado, dindin gourmet, licor, cajuína, castanha, tapiju (tapioca de caju), bolo de caju, sucos, balinha do amor (balinha feita de caju com pimenta) geléia da fruta e rapadura.

Os alunos da Escola Agrotécnica Dep. Ribeiro Magalhães (Escola agrícola) expuseram sobre “A importância do Caju no processo de Agroflorestamento” e a confecção de produtos variados a partir da polpa da fruta. Mateus Brendo, aluno de Agricultura da Escola Agrícola, disse que a iniciativa da prefeitura em realizar esse festival é relevante, pois dá oportunidade “aos pequenos produtores de terem acesso a conhecimentos para o manejo correto do nosso precioso ouro piauiense, o caju”.

A geléia de caju, apresentada por discentes do Instituto Federal do Piauí (IFPI-Campus Cocal), e oferecida à desgustação, foi muito apreciada.

O professor Fábio Crespo, da disciplina de Agroindustrialização de produtos de origem vegetal explica que a geléia foi desenvolvida pelos participantes do Curso de Agricultura e, que para chegarem a conclusão, os alunos fizeram algumas adaptações.  “Por exemplo, o Ácido Cítrico, não disponível à venda no comércio local, foi substituído por limão. Eu achei o resultado do fabrico fantástico”, concluiu.

Segundo Letícia Veras, agente de desenvolvimento local e uma das idealizadoras do festival, os resultados obtidos com a rodada de negócios, a compra e venda de castanha foram excelentes.

Rubens Vieira, prefeito de Cocal, parabenizou todos os profissionais participantes do I Festival, pela iniciativa. Disse que a prefeitura dá total apoio a essa realização que tem boas expectativas para alavancar a economia do município. “Futuramente a festa será ampliada, como incentivo aos produtores que lidam com o caju para que possam, ao expor seu trabalho, mostrar ao mundo as potencialidades existentes em nossa região que podem fortalecer o comércio aqui’, frisou o prefeito.

O evento contou, também, com a participação da Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário de Cocal (FrutaMel) que discorreu sobre a importância da abelha na produção do Caju ; e o apoio do SEBRAE, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium