Teresina - PI

Min 25ºMax 36º

16 de novembro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 10/11/2018 ás 19h09 - atualizada em 10/11/2018 ás 20h21
Prefeitura de Cocal promove culminância da V Semana do Bebê
O movimento aconteceu nessa sexta-feira (09) no complexo de Lazer e Cultura da cidade.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: Ascom/Prefeitura de Cocal

Prefeitura de Cocal promove culminância da V Semana do Bebê

Prefeitura de Cocal promove culminância da V Semana do Bebê

Realizada pela Prefeitura de Cocal no período de 04 a 09 de novembro, a Semana do Bebê teve seu ápice nessa sexta-feira (09), na praça do complexo de Lazer e Cultura com o tema: A importância do acolhimento materno e os cuidados na primeira infância.

Numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, foram desenvolvidas atividades por meio de palestras, apresentação de vídeos informativos nas escolas e Organizações Não Governamentais (ONGs), caminhada pela avenida principal da urbe, atrações artísticas e recreativas na praça.

Os profissionais de cada secretaria trabalharam com os participantes assuntos relacionados ao tema, como o acolhimento às gestantes: a importância da prevenção e tratamento das doenças no período gestacional e na primeira infância; Trabalhando a prevenção da violência no acolhimento materno; Fortalecimento dos vínculos afetivos; e como reforçar os elos afetivos entre a família, criança e escola.

Daylana Araújo, psicóloga e técnica do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), disse que as ações desenvolvidas no decorrer da Semana do Bebê tiveram como objetivo munir a população de Cocal, tanto de informações sobre as questões pertinentes aos direitos que as assistem quanto às várias formas de violência as quais podem ser submetidas no período gestacional e após o parto; e a formação de vínculos entre a mãe e o bebê, quando o toque, o contato com o bebê na barriga e a amamentação são importantes para robustecer esse elo.

“A SMAS, através dos técnicos, contribui orientando as mães sobre como procurar, por exemplo, o sistema de garantia de direitos e comenta a formação dos vínculos entre mãe e filho, como processo de desenvolvimento. Gosto de pontuar a questão biopsicosso­cial das gestantes que apresenta formas ligadas às alterações hormonais, psicológicas; e questões, como exemplo, socioeconômicas, pontos que [geram confusão entre as pessoas]. Para algumas mulheres, as questões psicossociais são possíveis de lidar mas, há casos subjetivos em que a mulher não consegue elaborar certas situações resultando em um sofrimento psíquico  e, até mesmo, em algum transtorno mental”, explica Dailana.

Muita alegria e sensação de dever cumprido são o que expressa a professora Raimunda Albuquerque (Profª Raimundinha), secretária da Educação Municipal.

“Esse momento de culminância do projeto representa pra nós o engrandecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a gestão no cuidado, no tratamento com as nossas crianças, com os nossos bebês tanto pela Saúde, SMAS e SEMED quanto pelas demais secretarias do nosso município, em uma empreitada constante para atender cada vez melhor a população, propiciando dignidade às famílias e aos nossos pequenos cocalenses”, disse Raimundinha.

O prefeito Rubens Vieira participou do evento e disse  que o movimento trouxe diversos aspectos das políticas públicas de proteção, tanto para as crianças da Primeira Infância quanto para as mães gestantes.

Edição: Evaldo Neres

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium