Teresina - PI

Min 22ºMax 30º

16 de dezembro de 2018

Cocal

Cocal

Evaldo Neres Notícias de Cocal e Região

[email protected]

(86) 99919-1492

Postada em 20/11/2018 ás 10h56 - atualizada em 20/11/2018 ás 10h59
Câncer de próstata é silencioso e exige atenção
Especialista alerta que a descoberta nas fases iniciais é primordial para a obtenção da cura.

Publicada por: Evaldo Neres

Fonte: AI Comunicações

Câncer de próstata é silencioso e exige atenção

Câncer de próstata é silencioso e exige atenção/Imagem: Sbac

No mês de alerta para a prevenção do câncer de próstata, o urologista do Hapvida, Tiago Bissonho, esclarece as principais dúvidas dos pacientes em relação à doença, que afeta com mais freqüência homens idosos. Com o preconceito que ainda ronda a prevenção, o especialista alerta que a descoberta nas fases iniciais é primordial para a obtenção da cura, e os familiares devem apoiar o homem para que ele procure um médico. "Normalmente é uma doença silenciosa. Por isso, a importância na prevenção para homens a partir dos 50 anos, ou 45 com casos na família. Quando aprecem sintomas, é possível que a doença já esteja avançada", indica.

De acordo com Tiago Bisonho, o tratamento do câncer de próstata deve ser individualizado. "Após uma avaliação criteriosa, o paciente pode ser submetido a um procedimento cirúrgico via aberta, via laparoscópica ou via robótica. Ainda há possibilidade de realizar radioterapia, bloqueio hormonal ou quimioterapia", orienta.

O médico do Hapvida ainda aconselha que os homens procurem adotar um estilo de vida saudável, de acordo com ele,esse é um dos fatores 'protetores'. "A prevenção ainda é a melhor forma de diagnóstico precoce e maior possibilidade de alcançar a cura da doença. De uma forma geral, homens com 50 anos, ou 45 com histórico na família de parentes de primeiro grau, devem procurar um urologista para uma avaliação. Alguns fatores podem ser considerados "protetores", como atividade física, baixo peso, baixo consumo de gordura. Mas não são fatores determinantes no aparecimento da doença. Porém é sempre recomendado manter um estilo de vida saudável", concluiu.

Veja também
Prefeito e vice
Vereadores
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2018 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium