Postada em 02/03/2019 ás 19h42
Aulas práticas potencializam ensino nas escolas da Prefeitura de Teresina
A iniciativa serve para fortalecer ações de leitura e escrita com os alunos no ciclo de alfabetização

Publicada por: Redação Estado Piauí

Aulas práticas potencializam ensino nas escolas da Prefeitura de Teresina

Os professores das unidades de ensino da Rede Municipal de Teresina estão explorando cada vez mais o ambiente escolar para além da sala de aula, em busca de fugir da rotina e levar mais significado para os conteúdos ensinados. A estratégia vem mantendo a turma mais interessada e melhorando os resultados.

Na Escola Municipal Raimundo Nonato Monteiro Santana, localizada na Vila Irmã Dulce, os alunos 6º ano tiveram uma aula de história bem diferente. O professor Pinheiro Júnior desafiou a turma a imaginar como as horas eram contadas antigamente, em seguida levou os estudantes para conhecer um relógio de sol posicionado no pátio. O instrumento remoto mede a passagem do tempo pela observação da posição do sol.

“E o legal de tudo foi poder comprovar o que eles estudaram nos livros. É muito importante quando trazemos aulas práticas aos nossos alunos. Eles aprendem muito mais”, disse a diretora Susana Paz.

Para estudar o sistema solar na aula de ciências, os estudantes da Escola Municipal Noé Fortes, na zona Leste, construíram uma maquete com todos os corpos celestes. Além de terem uma melhor percepção do sistema, participaram de um momento divertido.

Esse ano será a primeira participação da Escola Municipal Minha Casa, zona Norte, na Prova Brasil. Para potencializar a preparação dos estudantes, a equipe gestora construiu um espaço de convivência que torna os momentos de leitura ainda mais agradáveis. A ideia também é parte do Projeto Alfabetiza Teresina, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Semec) para fortalecer as ações de leitura e escrita com os alunos no ciclo de alfabetização.

A diretora Francisca Amélia está animada com a primeira nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e acredita que as atividades práticas ao lar livre vão contribuir para os bons resultados. “Temos grandes expectativas, tudo nos leva a crer que somos capazes. Que venha o IDEB 2019”, anunciou.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium