Postada em 03/03/2019 ás 18h08
Projeto Horta Comunitária será implantado na cidade de Picos
A horta comunitária irá envolver de vinte a trinta famílias locais, onde será feita uma seleção cujos critérios estão sendo elaborados

Publicada por: Redação Estado Piauí

Projeto Horta Comunitária será implantado na cidade de Picos

ilustração

O projeto Horta Comunitária está em fase de implantação em Picos. Segundo explica o Secretário de Agricultura local, José Venâncio, a referida horta comunitária é parte do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí em conjunto com a prefeitura de Picos, cujo objetivo é revitalizar o Parque de Exposição José de Moura Monteiro.

“Nós vamos buscar parcerias com vários órgãos para podermos dar grande volume a essa revitalização, para que a gente possa melhorar o pátio do parque de exposição. Nesse projeto, está implícito a horta comunitária onde a mesma pretende gerar desenvolvimento social e renda para as famílias envolvidas”, destaca o secretário.

A horta comunitária irá envolver de vinte a trinta famílias locais, onde será feita uma seleção cujos critérios estão sendo elaborados. A intenção, para José Venâncio, é inserir famílias carentes dentro de uma agricultura de subsistência, onde as mesmas poderão plantar e colher seus frutos, além de fazer a sua venda em Picos.

As parcerias, segundo o secretário, são órgãos públicos municipais e estaduais, como a Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, Secretaria Municipal de Obras, entidades como Sebrae, além de profissionais da área, (agrônomos) da própria prefeitura de Picos. Informa ainda o secretário que após a ratificação dos parceiros, o projeto será executado.

José Venâncio sublinha o apoio e incentivo do prefeito Padre Walmir Lima em promover às famílias carentes do município, sobretudo, as envolvidas no projeto, a geração de renda e, consequentemente, desenvolvimento social por meio da iniciativa citada.

O projeto Horta Comunitária pretende, na sua essência, promover um impacto social no seio das famílias diretamente evolvidas, além de gerar dividendos a todo o conjunto social picoense, ou seja, dado o seu alcance social, gerado no seio das famílias participantes, também gera economia para a cidade, pois os recursos financeiros advindos dos produtos comercializados estarão circulando pelo município, gerando desenvolvimento. “Cada família dentro da horta comunitária, deverá promover e desenvolver sua sustentabilidade financeira através da venda de seus produtos. Isso irá causar grande impacto ao município quando da geração de recursos financeiros circulando na cidade”, sustenta José Venâncio.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2020 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium