Postada em 24/03/2019 ás 16h27 - atualizada em 24/03/2019 ás 16h57
Maternidade Evangelina Rosa é a primeira do Estado a adquirir máquina unitarizadora
O valor do equipamento foi orçado em R$ 73 mil e foi pago com recursos próprios da Maternidade.

Publicada por: Redação Estado Piauí

Maternidade Evangelina Rosa é a primeira do Estado a adquirir máquina unitarizadora

Ao longo dos últimos dois anos, a Maternidade Dona Evangelina Rosa tem passado por mudanças estruturais significativas, e, segundo o diretor geral da Instituição Hospitalar, médico Francisco Macêdo, uma das prioridades, é a segurança do paciente, inclusive ligada à terapêutica farmacológica. A MDER surge na vanguarda e torna-se pioneira entre instituições públicas do Piauí com a aquisição da máquina unitarizadora, responsável pelo fracionamento de medicamentos. O valor do equipamento foi orçado em R$ 73 mil e pago com recursos próprios da Maternidade.

“Estamos possibilitando a elevação da segurança aos pacientes a um novo patamar, oferecendo maior controle e minimizando não conformidades durante todo o processo de medicação”, explica o diretor.

Com o equipamento, as pacientes internadas na Evangelina passaram a contar com um serviço de alta tecnologia por meio do qual é possível fracionar medicamentos, tanto ampolas, como comprimidos, mantendo as informações contidas na embalagem externa, como nome genérico, lote e validade. “A administração de medicamentos é de suma importância no processo de cuidado ao paciente.”, destaca a coordenadora do Setor de Farmácia da maternidade, Sheylla Baia.

O equipamento possibilita o aperfeiçoamento do tempo de trabalho com redução de profissionais para o fracionamento, com excelente qualidade no produto final, embalagens de fácil manejo pela enfermagem e com informações que orientam a administração do medicamento. “O resultado é a redução de erros e favorece uma maior segurança para os pacientes”, destaca a farmacêutica. Uma única unitarizadora automática possibilita ainda um controle mais efetivo dos estoques e com redução de desperdícios. “A Evangelina está de parabéns, sempre buscando a vanguarda no atendimento a usuários (as)”, reforça Sheylla Baia.

O equipamento funciona possibilita ainda montagem de kits contendo os medicamentos necessários para cada paciente. O sistema já está pleno funcionamento do hospital. 

Maternidade Dona Evangelina RosaA MDER é a única referência em serviços de alta complexidade na assistência Materno-Infantil do Estado do Piauí. É a segunda maior maternidade do Brasil e a primeira da Região Nordeste em atendimento de pacientes do SUS. A instituição concentra seus esforços na busca permanente da excelência do atendimento integral, individualizado e qualificado a pacientes, além de investir no desenvolvimento científico, por meio da educação e da pesquisa. Com uma equipe assistencial qualificada, reconhecida como uma das melhores do Estado do Piauí, corpo clínico renomado, a MDER possui algumas certificações da área da assistência materno-infantil: Hospital Amigo da Criança- titulo conferido pela UNICEF e pelo o Ministério da Saúde, Banco de Leite padrão-ouro, referência estadual na Metodologia Canguru (método que tem chancela da OMS), Serviço de assistência a mulher vítima de violência - SAMVVIS considerado o mais organizado do país, além de outros serviços assistenciais pioneiros no Estado.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium