Postada em 05/04/2019 ás 11h14
Firmino Filho prepara parceria com cidade francesa para desenvolver mobilidade urbana
Teresina e Estrasburgo apresentam semelhanças entre si e esperam desenvolver soluções em conjunto

Publicada por: Redação Estado Piauí

Firmino Filho prepara parceria com cidade francesa para desenvolver mobilidade urbana

O prefeito Firmino Filho, o secretário municipal de planejamento, José João Braga, e o superintendente de transportes, Carlos Daniel, reuniram-se na tarde desta quinta-feira com o diretor de transportes da Prefeitura de Estrasburgo, Bruno Jamsem, para falar sobre parcerias entre a cidade francesa e a capital piauiense, focadas no desenvolvimento sustentável e especialmente na mobilidade urbana. Os dois municípios apresentam semelhanças entre si e esperam desenvolver soluções em conjunto para os desafios enfrentados por cada cidade.

Durante a reunião, os representantes das duas prefeituras apresentaram as principais questões relacionadas à mobilidade a serem enfrentadas nas suas respectivas cidades. O diálogo representa um primeiro encontro visando uma parceria de longo prazo entre os dois municípios. Para o prefeito Firmino Filho, este trabalho em conjunto é uma estratégia que renderá bons frutos.

“Saímos com uma boa impressão. Teresina é uma cidade cada vez mais complexa e para enfrentar as agendas do século XXI precisa ter parcerias e acesso a novas experiências e novas fontes de financiamento. Essa busca de irmandade com Estrasburgo abre muitas possibilidades para que possamos crescer do ponto de vista de conhecimento e abrir acessos a mais recursos" afirmou o prefeito.

"Esse encontro foi fundamental para entendermos as diferenças e as semelhanças entre as duas cidades. A metrópole de Estrasburgo tem uma população parecida com a de Teresina, a quantidade de passageiros transportados por dia é parecido, assim como a área da cidade, que também é cortada por um rio. Também temos diferenças, como nível de renda da população e arrecadação municipal. Eles disseram que a Prefeitura trabalha de uma forma muito eficiente, porque gastam mais de quatro vezes mais do que a gente gasta para fazer o serviço. Saber como implementar projetos de desenvolvimento em contextos como o nosso é um desafio muito grande, que se a gente une esforços para isso é bem melhor", explicou Gabriela Uchôa, coordenadora da Agenda Teresina 2030, setor da Secretaria Municipal de Planejamento que trabalha visando os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

“Temos interesse em fazer essa cooperação primeiro pela semelhança do tamanho e assim como Teresina estamos engajados com a Agenda 2030. Estrasburgo tem se preparado há mais de 30 anos para as mudanças climáticas, que estamos sentido os seus efeitos assim como Teresina", finalizou o diretor de transportes e mobilidade da Prefeitura de Estrasburgo, Bruno Jansem.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium