Postada em 16/05/2019 ás 12h36
I Etapa do VI Circuito Semec de Xadrez reúne 116 estudantes
Essa é a primeira de quatro etapas da competição que estimula a prática da modalidade nas escolas municipais de Teresina.

Publicada por: Redação Estado Piauí

I Etapa do VI Circuito Semec de Xadrez reúne 116 estudantes

Foco e concentração foram os maiores aliados dos estudantes que participaram nesta quinta-feira (16) do VI Circuito Semec de Xadrez. Essa é a primeira de quatro etapas da competição que estimula a prática da modalidade nas escolas municipais de Teresina.

Ao todo, 116 alunos entre 10 e 17 anos participaram do primeiro dia do Circuito, que dividiu a turma nas categorias Mirim, Infantil e Infanto. São estudantes de 18 unidades de ensino que já utilizam o xadrez como ferramenta pedagógica e agora disputam entre si para aprimorar as técnicas.

Essa é a primeira competição da Bruna Luizy, aluna do 8º ano da Escola Municipal Mário Faustino. Para ela, o xadrez representa desafio. “Eu me interessei por ser um jogo que estimula a mente, nos força a ser ágil”, disse. A escola de Bruna é uma das unidades de ensino da Prefeitura que ensina xadrez por meio do Programa Novo Mais Educação.

Durante o Circuito Semec de Xadrez cada etapa vale pontos para a grande final, que terá entrega de medalhas para os dez primeiros classificados. As escolas campeãs também receberão troféus.

Quéerem Coelho, da Divisão de Esportes da Semec, conta que a disputa vem elevando o nível dos jogadores. “A competição é parte da programação dos Jogos das Escolas Municipais de Teresina e permite que meninos e meninas vivenciem os diferentes níveis de jogadas. Temos muitos alunos que participaram das edições anteriores e voltaram bem mais fortes”, disse.

Segundo o professor Cairo Felipe, da Escola Municipal Conselheiro Saraiva, os alunos são encantados com o esporte e não faltam uma aula. “Sabemos que o xadrez ajuda na concentração, memória e até na forma de pensar. Na nossa escola, que é de zona rural, funciona como motivação e esse torneio os incentiva a avançar na prática”, conclui.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium