Postada em 29/05/2019 ás 17h45
Governador trata de pautas sociais e de investimentos com deputados
Governador participou de audiências com partidos.

Publicada por: Redação Estado Piauí

Governador trata de pautas sociais e de investimentos com deputados
 

O governador Wellington Dias cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (29) e participou de reunião de trabalho com presidentes de vários partidos, como o PT, PSB, PDT, PSOL, PC do B, PROS, quando apresentou o desejo de uma atuação conjunto em defesa da democracia, do Brasil.

“Queremos uma pauta do povo brasileiro, que vá além do que é apenas a proposta de reforma da Previdência”, declarou o governador. No encontro, Dias apresentou sua posição em relação à reforma da Previdência onde o principal ponto é a formação de um fundo para o equilíbrio atuarial para sanar o déficit acumulado ao longo do ano. “Todos os estados acumulam cerca de R$ 86 bilhões de déficit, valores de 2018. Esse dinheiro era para ser usado como investimento e hoje é usado para não atrasar a folha de aposentados e pensionistas”, explica Wellington, enfatizando ser necessário uma solução para este ponto.

“Nossa proposta é que se tenha um fundo com receitas novas com essa modelagem que moderniza o sistema de cobrança”, afirma o governador que apresentou aos deputados a proposta trabalhada pela Câmara que é a tributação sobre distribuição de lucro e dividendo e tratou ainda dos créditos que a União deve aos estados, por exemplo, a compensação previdenciária, restos a pagar da lei Kandir e outros créditos importantes para garantir o equilíbrio.

O governador cita ainda a área do saneamento, que requer cuidado para mão inviabilizar as experiências das regiões Norte e Nordeste, pois difere do caminho traçado por outros estados. “Não fomos para linha da privatização, mas para um caminho em que o estado continua dono do patrimônio e dos investimentos ao longo da história nessa área do saneamento, fazemos parceria com setor privado e este faz investimento, moderniza o sistema e obtém sua renda a partir da redução de perdas e consegue maior eficiência, o que é bom para população e bom para o equilíbrio das contas por parte dos estados e municípios”, explica.

O governador destacou ainda a defesa que fez para trabalhar pautas como segurança, saúde, educação, investimentos no campo, retomada das 23 mil obras paradas no Brasil. “Ha necessidade de serem retomadas para gerar emprego e fazer economia crescer”, diz Wellington, declarando que apresentou aos partidos uma pauta positiva para o governo e para o povo.

Asfaltamento em São Raimundo Nonato

Wellington também participou de audiência com o suplente de deputado Paes Landim que solicitou ao governador a solução de um projeto que consiste na obra de asfaltamento no município de São Raimundo Nonato. A obra é uma prioridade a ser executada através da Secretaria de Infraestrutura e Caixa Econômica Federal. “Já foi feita licitação e, segundo a secretária Janaína Marques, falta apenas autorização da Caixa para viabilizar as condições não só do contrato, mas a ordem de serviço para execução”, comenta o governador.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium