Postada em 03/06/2019 ás 14h16
Usuários de aplicativo em Teresina participarão de torneio com cidades europeias
Estimular as pessoas a se locomoverem mais a pé, de bicicleta ou transporte público é o objetivo do aplicativo MUV (Mobility Urban Values).

Publicada por: Redação Estado Piauí

Usuários de aplicativo em Teresina participarão de torneio com cidades europeias

Estimular as pessoas a se locomoverem mais a pé, de bicicleta ou transporte público é o objetivo do aplicativo MUV (Mobility Urban Values), que funciona como um jogo que premia quem faz uso de uma mobilidade mais sustentável. Entre os meses de junho e julho, os usuários da capital piauiense participarão de um torneio com diversas cidades europeias e poderão ganhar prêmios. O app, que está sendo implantado na capital piauiense pela Prefeitura de Teresina, trabalhará em parceria com estabelecimentos comerciais de toda a cidade e já está disponível na Apple Store e no Google Play.

Os interessados em participar do torneio devem baixar o MUV no seu celular e fazer um cadastro, onde darão algumas informações pessoais e da sua rotina, como trajetos realizados com mais frequência (casa/trabalho ou casa/universidade, por exemplo). A partir daí os usuários receberão missões ao longo da semana, que deverão ir cumprindo para subir de nível no jogo. As missões estarão sempre relacionadas com deslocamento, como caminhar por dez minutos, por exemplo.

Todos os usuários do MUV em Teresina participarão automaticamente do Torneio Cidades Sustentáveis. A disputa irá de 03 de junho a 21 de julho, totalizando sete semanas. Será realizada uma rodada a cada semana, durante a qual os usuários da capital piauiense disputarão com os jogadores de uma das outras cidades participantes, que são: Amsterdam (Holanda), Barcelona (Espanha), Fundão (Portugal), Ghent (Bélgica), Helsinki (Finlândia), Palermo e Roma (Itália).

Os confrontos diretos serão disputados através da soma dos pontos de todos os usuários de cada município participante. Cada rodada contará um ponto para a cidade vencedora e, ao fim das sete semanas, aquela que tiver obtido mais vitórias será consagrada a campeã do Torneio Cidades Sustentáveis. Caso Teresina seja a grande campeã, os três melhores usuários da plataforma serão premiados.

Mas o objetivo do torneio vai além dos prêmios. A ideia é promover a conscientização sobre meios mais sustentáveis de se locomover pela cidade. “Queremos mostrar que é possível fazer uso de meios menos poluentes e que causem menos transtornos nas nossas rotas diárias. É um trabalho difícil, mas a conscientização de cada um é o começo para termos ruas com menos carros e mais pessoas”, afirma Mariana Fiúza, urbanista da Agenda Teresina 2030, departamento da SEMPLAN que trabalha com projetos visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Um dos ODS é o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, o que inclui a mobilidade.

O aplicativo

O MUV é desenvolvido por uma organização italiana e financiado pela União Europeia por meio do Programa Horizon 2020, utilizando a estratégia de gamificação (uso da dinâmica de um jogo para engajar as pessoas) para incentivar a mobilidade sustentável. Teresina é a primeira cidade fora da Europa a ser contemplada pelo programa. “Nós observamos que o fato de Teresina ter várias ações visando a melhoria da mobilidade chamou a atenção do Programa, que também se interessa em ver como o aplicativo funcionará em um contexto diferente do europeu”, explica Mariana.

Além de estimular a mobilidade sustentável com os moradores da cidade, o MUV também permitirá a coleta de dados importantes para o município, como redução da emissão de gás carbônico, padrões de deslocamento, rotas mais utilizadas, entre outros. Estes dados serão utilizados para desenvolvimento futuro de políticas públicas para esta área.

“A gestão pública precisa aproveitar as novas tecnologias para otimizar os seus resultados. Com esse aplicativo, não só estaremos melhorando o nosso nível de informação sobre um problema que aflige todas as grandes cidades, como estaremos envolvendo a própria população na solução do problema”, defende o Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação, José João Braga.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium