Postada em 05/06/2019 ás 13h45
Nova UBS de Teresina é inaugurada e inicia atendimento à população
A nova sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Adonias Ribeiro de Carvalho, localizada no bairro Memorare, foi inaugurada pelo prefeito Firmino Filho.

Publicada por: Redação Estado Piauí

Nova UBS de Teresina é inaugurada e inicia atendimento à população

A nova sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Adonias Ribeiro de Carvalho, localizada no bairro Memorare, foi inaugurada pelo prefeito Firmino Filho e pelo presidente da Fundação Municipal de Saúde, Charles Silveira, e já iniciou o atendimento à população nesta quarta-feira (05). A Unidade funciona de segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, e irá beneficiar cerca de oito mil pessoas da zona norte de Teresina.

O prefeito Firmino Filho ressaltou a importância do fortalecimento da Atenção Básica, que é a porta de entrada do SUS. “Na agenda da cidade colocamos como prioridade a Atenção Básica, que é a base do sistema de saúde. Estamos realizando o maior investimento da história de Teresina nessa área. Já são 76 UBSs, entre construções e reformas, que mantém esse padrão de qualidade”, afirma.

A Unidade contará com três equipes de saúde da família e os usuários poderão receber atendimento básico e gratuito nas áreas clínicas. São ofertadas consultas médicas e de enfermagem, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames, tratamento odontológico, fornecimento de medicação básica e, em casos específicos, encaminhamento para consultas especializadas.

“Estamos buscando melhorar o acesso da população às nossas Unidades Básicas de Saúde. A nossa preocupação é garantir que estas Unidades funcionem bem e sejam as portas de entrada do SUS. Essa ação reflete nos outros níveis da rede: teremos, por exemplo, menos pessoas procurando as UPAS. Vamos continuar trabalhando para construir uma saúde pública de qualidade”, afirma o presidente da FMS, Charles Silveira.

O aposentado Moaci Wenes, de 66 anos, esteve na solenidade de inauguração e aprovou a nova sede da UBS do Memorare. “Aqui é melhor do que o prédio antigo mil vezes, porque tem conforto, a gente se sente à vontade no ar-condicionado. O médico da família também atende bem. É bom demais”, afirma.

A UBS Memorare recebeu o nome do médico Adonias Ribeiro de Carvalho, que carrega na bagagem profissional anos de dedicação à saúde do estado. O vereador Aluisio Sampaio, que é neto do homenageado, esteve na solenidade de inauguração da Unidade. “Agradeço à Prefeitura de Teresina por esta justa homenagem ao meu avô, pessoa que tem uma grande história na medicina do Piauí e de Teresina”, afirmou.

A solenidade de inauguração da UBS do Memorare contou também com a participação de outros familiares do homenageado Adonias Ribeiro de Carvalho, de políticos da cidade, membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), lideranças comunitárias, profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS), servidores que atuarão na Unidade e da população.

Veja também
Mais lidas da semana
Empresas destaques
© Copyright 2019 - Portal Estado Piauí - Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium