Publicada por: Sávio Lages
Fonte: Associação de Moradores do Cajueiro
Curso de Bolos e Salgados
Foi finalizado ontem(19) o Curso de Doces e Salgados patrocinado pela Prefeitura de Amarante, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Associação do Bairro Cajueiro.
O curso foi realizado por um grupo de mulheres, que no final receberam certificado, com a presença ilustre da Secretária Ana Tércia.
O Curso teve momentos especiais, e o aprendizado continua, não parou por ai.Cozinha é descobrir novos momentos nas vidas daquelas pessoas ,está relacionado com o descobrir novos ingredientes, novos sabores e com executar bem as idéias que levam a cozinha.Interpretar o mundo dos sabores a partir de complexidade de sensações e de conhecimentos de fisiologia, física e química dos alimentos, é uma arte e foi o objetivo que foi procurado,alcançar na rotina desses quatro dias . Cozinhar é, antes de tudo, uma necessidade da Mulher moderna.Também pode ser definido como produto e expressão de uma necessidade cultural. Pensar em possibilidades gastronômicas é pensar nos aspectos sensoriais e efetivamente como se pode evoluir do ponto de vista gustativo.Para tanto é necessário estudo, pesquisa e disciplina. A fim de se evoluir é necessário treinar e treinar, repetir e repetir, técnicas e receitas, à exaustão. Todos os ingredientes, legumes, carnes, peixes, frutas, a delicadeza da “pâtisserie”, tudo tem suas peculiaridades. São diversos pontos de coação, de textura, de sabores, com mínimos detalhes que se não observados, levam a resultados desastrosos.O curso serviu para se obter uma consciênciade que para atingir um nível de excelência na cozinha, além de algum talento, boa dose de humildade, é preciso paixão. Sobretudo paixão. Uma enorme paixão. Somente com ela se pode atravessar horas em pé, “cozinhando umbigos”, junto a fogões e cozinha bastante quentes. A atividade de cozinhar é extenuante e desgastante. Mas quando se tem paixão pelo que se faz nada é obstáculo. São horas criando receitas e menus, acordando cedo para comprar os melhores e mais frescos ingredientes, repetir inúmeras vezes a mesma preparação até atingir o ponto ideal; desdobrando incansavelmente em apresentações caprichadas. É inexplicável. É paixão. E nada traz mais felicidade que uma paixão correspondida. O prazer dos comensais é maior recompensa. Todos os presentes sentem satisfação no que fazem.. A paciência e a dedicação da chefe Lia Lima , que passou suas experiências, estarão para sempre na memória. Cada um a sua maneira, . Existe uma certeza que , entre os integrantes, que para a melhoria tanto do ensino como das instalações e, sobretudo ,construir um novo relacionamento entre o comando do curso e seus alunos. Por isso, a toda equipe do Curso de Gastronomia, Chef Lia Lima , Secretária de Assistência social Ana Tercia , Prefeitura de Amarante Diego Teixeira,a Associação dos Moradores do Cajueiro Dorinha, merece todo respeito pelo esforço envidado nessa mudança.
São José do Divino está em estado de alerta devido a fortes chuvas e enchentes no município
Instituto Machado de Assis divulga resultado preliminar do concurso público de Landri Sales
Há 70 anos era criada a paróquia de Cocal.
Procurador opina pela não cassação do prefeito Rubens Vieira
Veículo capota após colisão em cruzamento no Bairro São Francisco em Parnaíba